Logo Background RSS

Sobre o Projeto

A importância do papel artesanal com a palha da carnaúba (Copernicia prunifera) se insere no ideário de uma sociedade baseada no desenvolvimento sustentável, porquanto está intimamente relacionada à questão de preservação ambiental; além desse valor ambiental, a produção de papel artesanal da carnaubeira implica de uma mão de obra especializada, ou seja, uma mão de obra que tem em nossa região (atualmente presente na cultura indígena dos Pitaguarys) pelo fato de esta planta está inserida na história do município.

Então, assim um possível meio de atender sonhos de muitas famílias desempregadas, inserindo o papel da carnaúba em nosso município faremos o trabalho de resgate histórico, preservação ambiental da carnaúba.

Para atingir estas metas sócio-ambientais terá inicio de um processo de penetração da cultura de produtos artesanais com o papel da carnaúba e materiais recicláveis, para adolescente por meio de práticas interdisciplinares, onde os mesmos poderão ter a obtenção de renda pra si ou para famílias, não somente adolescentes, mas a criação de associações em cima deste trabalho.

Ao mesmo tempo, abrem-se caminhos de integração entre as pessoas e o meio vegetal que as cerca. Pode-se dizer que a utilização deste meio vegetal tão abundante em nossa região, é uma pratica artística inovadora e com um potencial de contribuição para o equilíbrio ambiental, o crescimento financeiro, e um veículo prático para reconstrução social de Maracanaú.
Educação ambiental: Para educar uma sociedade e principalmente jovens, não é o bastante apenas falar, você precisa inserir profundamente tal educação, no caso do CARNARTE, o projeto faz um trabalho de conscientização tanto em aulas teóricas (Palestras, oficinas e etc.) e práticas, no caso a fabricação de papel ecologicamente correto com a palha da carnaúba.

Resgate cultural: A população nordestina, em especial o município de Maracanaú, não está sabendo aproveitar o alto potencial desta planta, além de não está aproveitando, começou um processo de destruição histórica e cultural, então foi iniciado um processo de resgate da histórico-cultual.

Geração de renda: Como citado anteriormente, os jovens são de difícil conscientização, então quando inseridos nesse ramo de produção de papel ecológico com a palha da carnaúba começa um processo social e gerador de renda, com a produção de papel ecologicamente correto feito por famílias e jovens, os mesmos poderão ter uma renda complementar ou uma renda, assim o trabalho de preservação se torna essencial, em cada produto produzido com o papel da carnaúba estará estampado a cultura de um povo, dando um valor especial aos produtos, e de uma forma auxiliar será inserido matérias recicláveis aos produtos.

A conclusão que podemos ter com este trabalho é que a produção de papel e demais produtos oriundos do mesmo, tem-se um baixo custo, a renovação das palhas é de um tempo consideravelmente bom para as famílias que queiram produzir papel, e que juntamente com o papel produzido a partir da carnaúba, as famílias podem agregar um valor maior aos seus produtos, associando peças do papel da carnaúba com materiais recicláveis.

Assim, o papel produzido com a carnaúba não é só uma fonte de renda extra ou fonte de renda para as famílias, como também é uma forma de proteger a carnaubeira do desmatamento e reciclar materiais que seriam descartados de qualquer forma, que viriam a ser inutilizados por outros. O projeto é inteiramente aplicável devido ao fator social e econômico devido à realidade da comunidade em que é aplicado, sendo assim é notório observar seu desenvolvimento e sua inclusão na sociedade maracanauense.